Lourenço Filho

Educação e ensino

Manuel Bergström Lourenço Filho nasceu em março de 1897, na cidade de Porto Ferreira, São Paulo. Foi um educador e pedagogo brasileiro, conhecido sobretudo por sua participação no movimento dos pioneiros da Escola Nova. Também chamada de Escola Ativa ou Escola Progressiva, a Escola Nova foi um movimento de renovação do ensino, que surgiu no fim do século XIX e ganhou força na primeira metade do século XX, dirigido à universalização da escola pública, laica e gratuita, com autonomia dos estudantes. Até chegar à Educação, porém, a trajetória de Lourenço Filho foi diversificada. Concluiu o curso da Escola Normal em 1914, e da Escola Normal Secundária da capital, em 1917, passando a exercer o magistério para o ensino escolar. Tentou, então, encontrar novos rumos profissionais na Psiquiatria, ingressando na Faculdade de Medicina de São Paulo em 1918, mas, no final do segundo ano, desistiu do curso. Em 1919, ingressou no curso de Ciências Jurídicas e Sociais da Faculdade de Direito de São Paulo. Durante todo o curso, porém, continuou exercendo o magistério. Em 1922, a convite do governo cearense, assumiu o cargo de Diretor da Instrução Pública e lecionou na Escola Normal de Fortaleza. De volta à São Paulo, lecionou na Escola Normal de Piracicaba durante o ano de 1924. Em seguida, assumiu a vaga de Psicologia e Pedagogia da Escola Normal de São Paulo, função que ocupou por seis anos. Conseguiu terminar o bacharelado em Direito em 1929. Foi então convidado pelo governo do Estado de São Paulo para reorganizar o seu ensino normal e profissional. Criou o Serviço de Psicologia Aplicada de São Paulo, em 1931. Organizou e dirigiu o Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos (INEP) entre 1938 e 1946. Fundou a Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos em 1944. Dedicou sua vida a serviço da Psicologia e Educação como intelectual pioneiro na introdução e disseminação dos conhecimentos psicológicos no campo educacional brasileiro. Faleceu em agosto de 1970 no Rio de Janeiro.