Antônio Rebouças

Infraestrutura e serviços urbanos

Antônio Pereira Rebouças Filho nasceu em junho de 1839 em Cachoeira – SP. Em 1846, mudou-se para o Rio de Janeiro, onde, junto com seu irmão André Rebouças, graduou-se em Ciências Físicas e Matemáticas como bacharel e recebeu a Carta de Engenheiro Militar pela antiga Escola Militar. Em 1858, foi estudar na Europa, especializando-se na construção de estradas de ferro e portos marítimos. No regresso ao Brasil, foi o responsável pela construção da Estrada de ferro de Campinas a Limeira e Rio Claro, da Estrada de Ferro Curitiba a Paranaguá, e da rodovia Antonina – Curitiba, conhecida como estrada da Graciosa. Merece destaque pela citada ferrovia Curitiba-Paranaguá: esta estrada de ferro é famosa pelas soluções encontradas por Rebouças para que ela transpusesse a Serra do Mar. Negro, o engenheiro teve intensa participação nos movimentos de abolição da escravatura. Faleceu em maio de 1874, aos 34 anos, ao contrair malária, durante a construção da ponte sobre o rio Piracicaba, primeira em concreto armado do país.